Abertura temporária do Forte de São Neutel, em Chaves, no âmbito do Turismo Militar
O Forte de São Neutel, em Chaves, abre as portas à comunidade entre 2 e 13 de julho, e integra a programação do Dia da Defesa Nacional – trata-se de uma iniciativa conjunta da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, do Regimento de Infantaria 19 e da Câmara Municipal de Chaves, que visa reforçar a ligação entre o património histórico-militar do Ministério da Defesa Nacional e a sociedade civil, em particular os jovens.
O Forte de São Neutel é, juntamente com o Castelo e o Forte de São Francisco, uma das três construções defensivas da cidade de Chaves e surge integrado no contexto da Guerra da Restauração da Independência, realizando-se a sua construção entre 1664 e 1668, sob o comando do Governador das Armas da Província de Trás-os-Montes, General Andrade e Sousa.
A construção do Forte integra-se no período em que o desenvolvimento da pirobalística e o uso generalizado da pólvora e canhões obrigou a uma modernização defensiva e, com ela, a significativas mudanças na arquitetura militar.
Este tipo de fortificação de defesa abaluartada surge na Europa em resposta ao desenvolvimento das técnicas militares e da artilharia móvel, que tornaram os antigos recintos muralhados, os castelos, e qualquer sistema tradicional de defesa, ultrapassados. É neste contexto que surge o Forte de São Neutel, com planta estrelada idêntica à do seu vizinho Forte de São Francisco, que reflete as técnicas de fortificação modernas desenvolvidas no Renascimento.
Esta fortificação com planta regular estrelada – à moderna – é composta por quatro baluartes poligonais nos vértices, defendendo-a em várias direções e, assim, dificultando o cerco e tornando o uso de canhões mais ineficaz, uma vez que a artilharia inimiga ficava exposta a ataques de diferentes ângulos.
Em 1938 é classificado como Monumento Nacional.
Atualmente, integrado no património de cariz histórico-militar do Ministério da Defesa Nacional, o Forte de São Neutel abre, temporariamente, entre os dias 2 e 13 de julho de 2025, à comunidade, e integra a programação do Dia da Defesa Nacional, com vista à usufruição e à partilha e divulgação de conhecimento sobre a sua história e a história militar de Chaves e de Portugal. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, do Regimento de Infantaria 19 e da Câmara Municipal de Chaves.



