Portugal participou no 24º Campeonato Mundial Militar de Triatlo

A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, através da Comissão de Educação Física e Desporto Militar, foi responsável pela participação de Portugal no “24.º Campeonato Mundial Militar de Triatlo” que decorreu em Brive-La-Gaillarde, França, de 5 a 9 de maio, organizado sob a égide do Conseil International Du Sport Militaire (CISM).

A Delegação Portuguesa, constituída pelo Chefe da Missão, selecionador e 13 atletas, após oito dias de estágio na Escola das Armas (Mafra), aterraram em território francês preparados e otimistas, A Cerimónia de Abertura do evento, no qual um total de 20 delegações representantes de diversos países anunciaram a sua presença através de um desfile simbólico pelas ruas de Brive-la-Gaillarde.

A Cerimónia de Abertura do “24.º Campeonato Mundial Militar de Triatlo” foi presidida pelo General Gerome Goisque, representante francês na OTAN e na União Europeia, acompanhado pelo presidente do CISM, Coronel Nilton Gomes Rolim Filho.

Portugal participou na estafeta “Veteranos” mista, com o Sargento-Ajudante Márcio das Neves, Segundo-Tenente Patrícia Rivotti, Agente-Principal Valdo das Neves e Agente-Principal Sandra Rodrigues; “Elite”, com o Alferes José Felício, Guarda-Marinha Inês Raimundo, Segundo-Sargento Nuno Ribeiro e Primeiro-Cabo Eduarda Vidigueira; e na estafeta “Parasport” (desporto adaptado integrado) com o Sargento José Rodrigues, Segundo-Cabo Aliu Camará e Capitão-de-fragata Mosca Rodrigues.

 No que toca às classificações, sobressai a subida ao pódio com “A portuguesa” (hino nacional português), do atual Campeão Mundial Militar de Triatlo em “Veteranos masculinos”, distinção alcançada pelo atleta português Sargento-Ajudante Márcio das Neves do Exército.

 Evidencia-se ainda, a meritória chamada ao pódio de todos os “para-atletas”, incluindo-se aqui o português, Soldado Aliu Camará, que superou os 20 km de ciclismo.

Todos os atletas portugueses estão de parabéns pelo desempenho desportivo e fair play demonstrados nos 750 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida percorridos sem paragens.

 Consulte os resultados das provas aqui.

25 de maio de 2023.

Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar
Triatlo militar