DGRDN COLABORA NA EDIÇÃO DA OBRA “POLÍTICAS DE DEFESA EM PORTUGAL”

O livro “Políticas de Defesa em Portugal”, foi lançado esta terça-feira, dia 28 de março, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), num evento presidido pelo Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, e contou com a colaboração editorial, especializada, de técnicos e dirigentes da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

 Suprimir “uma clara lacuna de informação e produção de conhecimento especializado”, no âmbito das Políticas de Defesa, é o que Helena Carreiras e Nuno Severiano Teixeira propõem numa coordenação conjunta.

A obra editada pelo Instituto de Defesa Nacional (IDN), é composta por seis partes – “Enquadramento Institucional da Defesa Nacional”, “Recursos Humanos da Defesa”, “Recursos Materiais da Defesa”, “Missões das Forças Armadas Portuguesas”, “Relações Externas de Defesa” e “Sociedade, Defesa e Forças Armadas”, contando com textos de diversos especialistas, na sua maioria académicos, mas também com a participação de vários oficiais generais. A DGRDN, participa no desenvolvimento de capítulos temáticos, nomeadamente, na área da Profissionalização do Serviço Militar, Saúde Militar, Antigos Combatentes, Deficientes Militares, assim como no que concerne à Opinião Pública de Defesa Nacional.

Segundo o sumário de “Políticas de Defesa em Portugal”, é pretendido consolidar uma visão dos processos políticos no domínio da Defesa, “num momento em que novos e exigentes desafios se lhes colocam tanto no plano interno como internacional”.