XIX ENCONTRO DE SAÚDE MILITAR DA CPLP CONTRIBUI PARA PROMOVER E REFORÇAR PROJETOS DE COOPERAÇÃO

“Segurança Sanitária Mundial” foi o mote de abertura do XIX Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado em Maputo, nos dias 16 e 17 de fevereiro, com o apoio e participação da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN). Pela ocasião da abertura do evento, o Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume, nomeou a “escassez de recursos” como um dos desafios enfrentados pela Saúde Militar na CPLP, valorizando o forte contributo deste sector na Província de Cabo Delgado.

O XIX Encontro contou com o contributo do Fórum de Saúde Militar da CPLP (FSM/CPLP), órgão coordenado pelo Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, e reuniu dezenas de profissionais lusófonos das várias áreas da saúde para o debate e partilha de experiências, no âmbito:

  • Da cooperação multissectorial e da colaboração civil-militar;
  • Do papel da Saúde Militar para o planeamento e resposta a emergências sanitárias de cariz nacional e internacional;
  • Da Biossegurança e Bioproteção, uma temática já recorrente nas últimas reuniões do FSM/CPLP, que resultou na constituição de uma Comissão Técnica.

O contributo do sector da Saúde Militar na Província de Cabo Delgado foi enaltecido pelo Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, face ao apoio prestado no socorro aos militares e feridos em combate, nos hospitais de campanha, bem como, pelo Serviço Nacional de Saúde, no tratamento de doenças endémicas.

No encerramento do certame, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Casimiro Mueio, elogiou os trabalhos desenvolvidos no Encontro, relevando o seu contributo para o enriquecimento dos Serviços de Saúde Militar, assim como para a promoção de um maior envolvimento do setor da Defesa no reforço de projetos de cooperação na CPLP.

O evento foi antecedido por dois workshops sobre o “Regulamento Sanitário Internacional” e a “Biossegurança e Bioproteção”, realizados no dia 15 de fevereiro, nas instalações da sede do Centro de Análise Estratégica da CPLP, em Maputo.

XIX-ESM-CPLP-1
XIX-ESM-CPLP-1