Monte Real acolhe o I Seminário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Nos próximos dias 16 e 17 de setembro a Sustentabilidade Ambiental será o grande foco no I Seminário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que irá decorrer no Palace Hotel Monte Real, onde serão debatidos temas como as Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, a Transição Energética, a Biodiversidade, Economia Circular, entre outros, em diversos setores.

A participação neste Seminário é gratuita, mas de inscrição obrigatória, e dirige-se à Sociedade em geral, juntando várias entidades e moderadores que, amavelmente, se associaram ao programa, e cuja Sessão de Abertura contará com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa Nacional.

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Luis Lopes, salienta a importância da realização e organização deste seminário, que permitirá “fomentar a literacia nas questões ambientais, promovendo uma ação mais responsável de todos, bem como conhecer o excelente trabalho e boas práticas desenvolvidas por diversas entidades». Refere ainda que a partilha de conhecimento e “a saudável sinergia constada por parte das entidades convidadas para garantir o sucesso dessa partilha, em torno de matérias de importância fulcral" possibilitarão decerto um profícuo debate e uma maior colaboração.

A Defesa, área do sector público onde existe uma elevada interação com os sistemas ambientais, tem vindo a desenvolver uma multiplicidade de atividades com especificidades que lhe são únicas. As atividades de caráter ambiental, de gestão da energia e dos recursos naturais, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e a aposta que a Defesa tem efetuado na assunção de responsabilidades relativas à sensibilização, consciencialização, formação e difusão de informação, foram um dos motivos que levaram a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e o Município de Leiria a celebrar um protocolo de colaboração para a realização conjunta deste seminário.

Durante o evento existirá ainda uma área de networking com a presença de várias entidades ligadas à sustentabilidade ambiental possibilitando a troca de experiências no sentido de potenciar projetos e oportunidades neste âmbito.

Os participantes no seminário, que estejam acompanhados por crianças, poderão solicitar informações quanto à existência de atividades programadas para os mais novos, limitadas e asseguradas por ordem de chegada, com um programa que alia uma vertente lúdica, mas também pedagógica. Os participantes merecem ainda especial atenção, através do acesso a condições especiais criadas pelo Palace Hotel Monte Real.

O evento conta ainda com a ativação da marca: “Água da Torneira. Com Todo o Gosto”, através do apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, e do «É de Leiria».

No dia seguinte ao términus do evento, a Base Aérea Nº 5, em Monte Real, abrirá as suas portas ao público, no âmbito das comemorações do 70º aniversário da Força Aérea e das 100.000 horas de voo de F-16, para dar a conhecer as suas capacidades operacionais e tecnológicas, bem como diversas iniciativas no domínio da sustentabilidade ambiental e da transição energética.

Consulte aqui a Programação 

Esperamos por si no Palace Hotel Monte Real, nos dias 16 e/ou 17 de setembro de 2022!;

Faça a sua inscrição através do link até dia 15 de setembro.

1 sads 2022 noticia