DGRDN e CEFDM Apoiam Calendário Desportivo Militar, Inclusivo, Diverso e Solidário

O VI Campeonato Nacional Militar de Corrida de Estrada, a Corrida do Dia Internacional do Desporto Militar/CISM 2023 e o III Evento Nacional de Desporto Adaptado Militar foram disputados entre os dias dois e três de março, em Queluz, sob a égide da Comissão de Educação Física e Desporto Militar (CEFDM) da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

Os três eventos organizados pelo Exército, através do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1), reuniram militares dos três ramos das Forças Armadas, agentes de segurança e civis, marcando o calendário desportivo pela demonstração da aptidão física e psicomotora, competitiva e participativa, bem como, pela componente de inclusão, diversidade e solidariedade.

A abrangência das atividades desportivas, particularmente no que diz respeito ao desporto adaptado, demonstrou o lugar de inclusão que a prática desportiva deve ocupar numa sociedade diversa. A corrida adaptada contou com a participação do Sargento-ajudante António Santos (Força Aérea) e do Soldado Aliu Camará (Exército).

Quanto ao Dia Internacional do Desporto Militar, este foi assinalado pela Corrida do CISM (Conseil International du Sport Militaire), com o ideal de promover a paz mundial através do desporto, contando com a participação de 60 elementos, entre eles, militares, polícias e civis. Os participantes percorreram a distância de 5Km, sem caráter competitivo, e sob o lema do CISM - “Friendship through Sport".

A Marinha, o Exército, a Força Aérea, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), num total de 138 atletas (48 femininos e 90 masculinos), também participaram na sexta edição do Campeonato Nacional Militar (CNM), e pelo segundo ano consecutivo as equipas da GNR e da PSP venceram os troféus CEFDM feminino e masculino, respetivamente. Individualmente, a Primeiro-sargento Joana Gomes (Exército) e o Guarda João Valente (GNR), consagraram-se Campeões Nacionais Militares em Corrida de Estrada de 2023.

Ainda na manhã do dia três de março, no âmbito do terceiro Evento Nacional de Desporto Adaptado Militar, o jogo do boccia e o tiro com arco foram disputados por um total de 92 participantes, contando com a participação de cinco instituições de solidariedade social - AMORAMA e CERCIAMA (Amadora), ELO SOCIAL (Lisboa), Centro Nuno Belmar da Costa (Oeiras) e a APECI (Torres Vedras). Releva-se a importância e o papel do Comité Paralímpico de Portugal, que através da Federação Portuguesa de Tiro com Arco e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, asseguraram os apoios para a organização deste evento desportivo.

Consulte aqui as classificações do VI Campeonato Nacional Militar de Corrida de Estrada.