DGRDN participa na apresentação da Estratégia da Defesa Nacional para o Ambiente, Segurança e Alterações Climáticas.
A Estratégia da Defesa Nacional para o Ambiente, Segurança e Alterações Climáticas vai ser apresentada nesta terça-feira, dia 24 de outubro, no Instituto da Defesa Nacional.
A preservação do ambiente e o combate às alterações climáticas são hoje pontos obrigatórios na agenda. A frequência e intensidade crescentes de eventos climáticos extremos irão gerar novos desafios ao nível das operações militares de apoio a emergências civis e testar a resiliência de infraestruturas críticas e de recursos humanos. Estes desenvolvimentos, no seu conjunto, irão também contribuir para o agravamento de conflitos, sobretudo em Estados e regiões frágeis, levando a novas situações de catástrofe e agudizando o nexo clima-segurança.
Nos últimos 30 anos, a Defesa Nacional tem vindo a desenvolver um importante trabalho nesta área, priorizando a sustentabilidade ambiental. A Estratégia da Defesa Nacional para o Ambiente,
Segurança e Alterações Climáticas renova esse compromisso com a proteção do ambiente e reforça o empenho com uma resposta compreensiva face às principais consequências das alterações climáticas.
Para além da apresentação da Estratégia, que será efetuada por um elemento desta DGRDN, esta iniciativa contará também com uma mesa-redonda subordinada ao tema "Adaptação às Alterações Climáticas e a Defesa", na qual participará um painel de especialistas.
Este evento, que terá lugar no Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, pode ser acompanhado online.
Aceda à ligação aqui.
23 de outubro de 2023.