Candidaturas abertas ao “Prémio Literário Antigos Combatentes – Memórias Militares”
Até 15 de junho de 2023, os Antigos Combatentes podem candidatar-se à 2.ª edição do “Prémio Literário Antigos Combatentes – Memórias Militares”, destinado a galardoar, anualmente, uma obra literária, de poesia ou prosa narrativa, de conto, de crónica ou de memórias, cujo tema central deve estar ligado ao universo da memória das mulheres e homens que serviram ou servem nas Forças Armadas Portuguesas.
Envio de candidaturas
Formalize a sua candidatura, preferencialmente, por correio eletrónico:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Ou,
Via postal (correio registado, com aviso de receção):
Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional – “Prémio Literário Antigos Combatentes – Memórias Militares”
Av. Ilha da Madeira, n.º 1, 2.º piso
1400-204 Lisboa.
Edificação da história militar portuguesa
O prémio literário pretende reconhecer e divulgar obras literárias que se verifiquem relevantes para a compreensão e edificação da nossa história coletiva, assegurando a sua transmissão às futuras gerações e contribuindo para a permanente construção da memória de Portugal em matéria de participação em teatros de operações.
Esta iniciativa nasceu em 2021. Um ano especialmente dedicado aos Antigos Combatentes, com a entrada em vigor dos benefícios associados ao Estatuto do Antigo Combatente, com o objetivo maior de homenagear os ex-militares e militares que combateram com abnegação e sacrifício, lealdade, coragem e camaradagem em vários teatros operacionais.
Consulte o Regulamento do Prémio.
Mais informações em Despacho n.º 20/MDN/2023 – 2.ª edição do Prémio.